
Nesta quinta-feira (20), as atividades da Semana da Consciência Negra aconteceram no Povoado Santa Joana, reunindo estudantes, moradores, lideranças quilombolas e gestores municipais em um grande encontro de valorização e reconhecimento da história, lutas e tradições do povo negro.
Organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Igualdade Racial, o evento contou com mesa de abertura e a participação de autoridades locais, reafirmando o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas à igualdade racial e ao combate ao racismo.
A programação trouxe atrações culturais que celebraram a ancestralidade das comunidades quilombolas do município, incluindo a apresentação da Orquestra de Berimbaus dos Mandigueiros do Amanhã, referência nos territórios tradicionais da região.
O público ainda acompanhou a chegada de São Benedito da Casa do Forno, seguida pela Salva com Tambor de Crioula, conduzida por coureiras dos territórios quilombolas. A programação também incluiu Desfile Afro-Quilombola e uma vibrante Roda de Capoeira com o grupo Mandingueiros do Amanhã, além de nova apresentação do Tambor de Crioula, reforçando a força das manifestações culturais afro-maranhenses.
Durante o evento, a secretária municipal de Igualdade Racial, Doracy Amorim, destacou a importância do Dia da Consciência Negra e das ações que vêm sendo realizadas em todo o município. "Nós estamos aqui na comunidade Santa Rosa comemorando o dia 20 de novembro, com muita reflexão e muitas apresentações. Queremos dizer a todas as pessoas que racismo não é brincadeira. Racismo é crime. Estamos aqui para valorizar, para cultivar e para continuarmos discutindo, para que nós tenhamos o nosso espaço e o nosso direito", comentou.